LEI DA OFERTA E DA DEMANDA
A utilização de publicações próprias, como revistas e jornais internos, livros, relatórios anuais de resultados e relatórios de sustentabilidade para construção de marca em relacionamento com stakeholders requer visão estratégica e uma excelência editorial profissional e qualificada. As abordagens precisam ser inovadoras, criativas. O visual deve atrair, os textos devem envolver. Como se fosse um produto para ser vendido em banca de revistas ou livraria.
A VERDADEIRA CONCORRÊNCIA
É uma ilusão acreditar que veículos de comunicação institucional competem com outros veículos de comunicação institucional. A competição é muito mais acirrada do que isso. A concorrência é pela atenção do público-alvo. É pelo tempo livre que ele dedicaria a qualquer outra atividade. E essa batalha se dá fora do ambiente corporativo.
Os adversários são os tradicionais veículos de mídia que fazem parte do cardápio diário de entretenimento e informação consumido pelo público-alvo da comunicação institucional. Sim, estamos falando de jornais, revistas, telejornais. E de jogos de futebol, telenovelas, podcasts, séries, redes sociais. Não é exagero dizer que a concorrência é quase desleal.
Essa realidade não pode ser ignorada. Escrever o que se quer comunicar, diagramar, imprimir e entregar uma publicação para o interlocutor de interesse não garante resultados positivos. Se não for lida, não funcionou.
A LONGA JORNADA
É considerando esse cenário que a Timbro planeja o uso dessas ferramentas (inclusive as versões digitais) para os clientes.
A partir do público-alvo e dos objetivos de comunicação desejados, definimos o tipo de publicação, tamanho e periodicidade, questões objetivas e práticas que servem de orientação para os próximos passos. Daí nascem projeto editorial e projeto gráfico, que devem ser avaliados para verificar a viabilidade do ponto de vista editorial e financeiro. Concluída essa fase, partimos para as provas de fogo do projeto: os bonecos e o número zero (no caso de jornais e revistas). A finalidade é garantir a materialização do conceito planejado, refinado ao longo do processo.
Tudo isso acontece antes de o material chegar às mãos do leitor. É o caminho necessário para que a publicação cumpra sua função dentro estratégia de comunicação. O trabalho precisa ser feito de forma ágil e acurada. Afinal, o prazo quase sempre “é para ontem”.
Por isso, com base na expertise adquirida, a Timbro mapeou todos os processos críticos e desenhou fluxos eficientes que permitem cumprir o desafio do prazo sem comprometer a qualidade.
O SUCESSO
Com a jornada finalizada de forma positiva e eficiente, tudo começa a se encaixar perfeitamente: produção de conteúdo, diagramação, abordagens, narrativas, imagens. O todo fica maior do que a soma das partes. A publicação vence os desafios e se conecta com os interlocutores, cumprindo seu papel na estratégia de comunicação.
ESCOPO
Conforme o projeto e as necessidades do cliente ou do parceiro, a Timbro atua pontualmente ou em todo o processo, desde a estratégia de comunicação e relacionamento, passando pelo planejamento, pela produção do conteúdo, diagramação, tradução, versionamento, acompanhamento em gráfica, gerenciamento e auditoria da distribuição, além de pesquisa de satisfação com o público-alvo.